Programação

Confira a Programação Cultural da
Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2014:

BiblioSesc

Com foco na valorização do livro e da leitura, a Praça da Palavra e a Praça de Histórias são espaços onde crianças, jovens e adultos podem ler dentro da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Nas Praças, o público irá encontrar 04 carretas do Programa BiblioSesc, biblioteca itinerante do Sesc que conta com mais de 15 mil livros disponíveis para leitura local. Nesses espaços o público poderá experimentar a instalação Leitura Sensível, que capta a emoção do leitor e a traduz em sinais luminosos.

A programação cultural tem ênfase na literatura e nas possibilidades de ler o mundo através de outras linguagens artísticas. As atividades incluem mediação de leitura, encontro com escritores, conversas sobre bibliotecas, construção de narrativas, contação de histórias, música, dança e saraus, dispondo também de estações de acessibilidade para pessoas cegas e com baixa visão.

Programação em breve.


Cozinhando com Palavras

Chefs-autores ministram aulas show em uma cozinha cenográfica e participam de debates mesclando gastronomia e literatura.

Programação em breve.


Anfiteatro

A programação artística da Bienal Internacional do Livro de São Paulo será realizada no Anfiteatro, espaço desenhado especialmente para esse fim. Essa estrutura abrigará espetáculos de Teatro, Música, Circo, Dança e Cinema. Parte da programação deste espaço dialoga com obras e autores da literatura.

A programação coloca em destaque o encontro com papéis e personagens da literatura e das artes. A literatura, assim como o cinema e o teatro, permite experimentar situações, trajetórias e personagens que passam a fazer parte da cultura e da vida de cada pessoa. Em que ponto realidade e ficção se distinguem completamente na experiência dos leitores? Escolha suas histórias e encontre seus personagens.

Programação em breve.


Escola do Livro

A Escola do Livro, programa da Câmara Brasileira do Livro (CBL), oferece cursos, workshops e palestras com o objetivo de qualificar profissionais das empresas que atuam na criação, produção, promoção e venda do livro. Sempre conectado com as tendências do setor, conta com um time de renomados palestrantes, nos mais diversos segmentos de atuação do mercado editorial. Também traz uma programação especial voltada ao aprimoramento da qualificação de professores.

Confira aqui a programação completa.


Arena Cultural

Cassandra Clare - regras para distribuição de senhas

• A sessão de autógrafos será no nosso estande na Bienal do Livro SP (estande do Grupo Editorial Record), localizado no Pavilhão de Exposições Anhembi;
• Serão distribuídas 500 senhas a partir do horário de abertura da Bienal;
• A senha é pessoal, individual e intransferível;
• É obrigatória a apresentação da senha na entrada da sala de autógrafos;
• Serão permitidos 2 livros por pessoa, de qualquer edição, brasileira ou estrangeira;
• Fotos só serão permitidas com o fotógrafo oficial do evento;
• Câmeras pessoais não serão permitidas;
• As fotos oficiais serão postadas no Facebook da Galera Record em até 3 dias úteis após a data do evento.

Confira aqui a programação completa.


Salão de Ideias

O Salão de Ideias propõe debates sobre temas atuais, de relevância social e cultural, abordando temas como o mundial de Futebol, as manifestações, mulheres brasileiras e gênero, a história das Utopias e as perspectivas diversas sobre o período de regime militar no Brasil. São destaques desta programação a literatura de ficção brasileira e estrangeira, abordando também suas conexões com o teatro, o cinema, a TV, os quadrinhos e outras artes.

Um panorama do mundo do livro e de suas conexões com outros campos da cultura reúne obras e autores para todos os públicos.

Programação em breve.


Espaço Imaginário

O Espaço Imaginário propõe adentrar numa Floresta de Narrativas que começam pelos livros, passam por appbooks, histórias em áudio, vídeo, ilustrações, jogos e histórias em quadrinhos.

Voltado para jovens e crianças, este espaço oferece ateliês abertos com ilustradores de livros e quadrinistas, contação de histórias, bate-papo, encontros com autores e a exposição – Incontáveis Linhas, Incontáveis Histórias, com trabalhos de alguns dos mais importantes ilustradores brasileiros. Cosplay, mangá, vlogs e games são alguns dos temas em destaque na programação.

O Espaço Imaginário oferece três áreas de atividades:

Ateliê Aberto

Ilustradores e quadrinistas demonstram ao vivo os seus processos de trabalho, expondo técnicas, materiais e recursos utilizados na criação de quadrinhos, cartuns e ilustrações de obras literárias. O público poderá contar com profissionais mediadores e materiais para criar seus próprios desenhos.

Mirante

Neste espaço elevado, com vista para as copas das árvores, o público poderá participar de atividades de contação de histórias e bate-papos sobre cultura e literatura. O Mirante é um espaço informal e agradável para o encontro entre públicos, artistas e autores.

Floresta de Narrativas

Formado por árvores com temas e funções diversas, o espaço permite ao público um momento de respiro e fruição dentro da Bienal, propondo a interação com o ambiente de forma espontânea e natural, além de permitir a contemplação e a leitura silenciosa.

Exposição

O Espaço Imaginário receberá também a exposição Incontáveis Linhas, Incontáveis Histórias, que apresenta um panorama da ilustração brasileira, especialmente preparada para a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, com curadoria da Fundação Biblioteca Nacional e Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ.

Programação em breve.

Aplicativo
da Bienal
Programação Cultural,
Lista de Expositores,
Lançamentos, Atrações e
muito mais. EM BREVE.

Visite o blog
da Bienal

Patrocine a Bienal

Empresas podem utilizar a lei Rouanet para patrocinar a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Galeria de Vídeos