Organizadores apostam na leitura como caminho para dias melhores para jovens e crianças.
26ª. Bienal do Livro de São Paulo espera receber cerca de 80 mil estudantes
Entre os dias 2 e 10 de julho, o Expo Center Norte será pela primeira vez palco da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, maior festival de literatura e cultura do País. Consciente da importância de incentivar o hábito da leitura desde cedo, a iniciativa (patrocinada pela EMS) visa aproximar crianças e jovens ao universo dos livros, estimulando a criatividade, a imaginação, vocabulário, raciocínio lógico e pensamento crítico. A 26ª Edição da Bienal espera receber cerca de 80 mil crianças e adolescentes de 4 a 14 anos no programa de visitação escolar. São escolas Municipais, Estaduais e Particulares, cadastradas no programa, que vai do dia 4 a 8 de julho das 9h às 16h.
Atualmente, há mais de 890 escolas agendadas e os visitantes vem de diversos estados do Brasil, como Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso, em São Paulo são mais de 133 cidades cadastradas. O cadastramento no programa de visitação escolar dá direito a gratuidade. Além disso, é possível fazer uma visita escolar guiada ao evento. A Eloin Educação será a empresa responsável por transformar esta visita em uma experiência inesquecível, com uma equipe multidisciplinar para guiá-los aos estandes de acordo com seu interesse, para verificar disponibilidade [email protected].
O evento receberá autores queridinhos do público infantil e infanto-juvenil, como Mauricio de Sousa e Valentina Penna. O espaço Infantil terá uma programação educativa, com narração de histórias, breves oficinas temáticas e atividades de curta duração. Toda a programação será voltada para o público geral. Porém, haverá repertório específico para os estudantes de todas as faixas etárias, assim como atividades para famílias.
As inscrições para a Visitação Escolar foram feitas pelo site da Bienal do Livro e se encontram encerradas. Para acompanhar a turma, os organizadores do evento indicam que a instituição de ensino destaque um professor responsável para cada grupo de 40 alunos. Os demais professores terão acesso gratuito. Basta realizar o credenciamento e apresentar a documentação necessária.
EMS na Bienal do Livro
Na edição 2022, além de apoiar a realização do evento, a EMS fez um novo aporte e é patrocinadora oficial da visitação escolar, que tem como objetivo promover o acesso gratuito de 110 mil estudantes de escolas públicas e particulares à Bienal do Livro.
Na feira, os visitantes também vão se deparar com três painéis instagramáveis com a marca da empresa em locais de grande circulação. O público vai encaixar o rosto para fazer fotos para as redes sociais, reforçando que a presença no evento. O painel conta com mensagens positivas informando que o visitante esteve na bienal e que sai melhor do que entrou.
Edição anterior (2016)
Este é a segunda vez que a EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, patrocina o evento. A parceria teve início na edição de 2016, quando a empresa levou para evento uma reedição da exposição: “Menas – O certo do errado, o errado do certo”, exibida originalmente em 2010 pelo Museu da Língua Portuguesa. A mostra teve como objetivo aproximar o público do idioma nacional, de maneira clara, divertida e eficaz, demonstrando que a língua é dinâmica, viva, rica, moldável e que se adapta ao tempo e ao espaço, sem abrir mão de seu padrão culto. Para isso, a exposição contou com o painel “Erros nossos de cada dia”, com frases que ilustram transgressões na fala e escrita; com a Biblioteca de Babel, que trouxe em sua cenografia trechos literários, ditos populares e letras de músicas; com o painel “EMS e a nova língua das mídias digitais”, formado por uma nuvem de expressões linguísticas e códigos de comunicação digital; e ainda com a videoinstalação “Norma, a camaleoa” do Museu da Língua Portuguesa. Além dessas atrações, foi montado no local o “Mapa Mundi da Nossa Língua”, que mostra a presença do português em diferentes partes do globo, em meio a uma nuvem de pequenos logos do laboratório EMS, indicando os 40 países onde a marca está presente.
A 26a Bienal Internacional do Livro de São Paulo conta com os seguintes patrocinadores e parceiros: Itaú, Itaú Cultural, BIC, ZAP Imóveis, Tecnoset, AON, E.M.S, Suzano (Naming Right da Arena Cultural), Klabin, MVB e Submarino.
Para conferir a programação a completa da 26ª Bienal Internacional do Livro, acesse: https://www.bienaldolivrosp.com.br/
Acompanhe nossas redes sociais
Instagram: https://www.instagram.com/bienaldolivrosp/
Facebook: https://www.facebook.com/Bienaldolivrosp
Twitter: https://twitter.com/bienaldolivrosp
Serviço
26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
02 a 10 de julho de 2022
Segunda à sexta-feira, das 9h às 22h. Entrada no evento até as 21h.
Sábados e domingos, das 10h às 22h.
Dias 02, 03 e 09, entrada no evento até as 21h.
Dia 10/07, entrada até as 19h.
Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 | Vila Guilherme | São Paulo
Ingressos
Compras pelo site: http://www.bienaldolivrosp.com.br
2ª feira a Domingo: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia entrada)
Meia-entrada: Estudantes
Menores de 12 anos e maiores de 60 anos não pagam ingresso
A Credencial Plena do Sesc dá gratuidade no ingresso. Para isso, é obrigatória a apresentação da credencial válida e documento com foto, ficando limitado a 1 ingresso por pessoa.
Transfer gratuito
Ônibus circularão com ida e volta ao Expo Center Norte a partir da estação Portuguesa-Tietê (Linha Norte-Sul) durante a semana e final de semana.
Contatos com a Imprensa – 26ª Bienal Internacional do Livro de SP
Communica Brasil
Andrea Funk – (11) 99173-9120 - [email protected]
Marcela Martinez – (11) 98672-6959 [email protected]